Páginas

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Bergamo, città d'arte


Uma ótima opção de passeio de um dia aqui perto de Milano é Bergamo. É uma cidade medieval, romântica e fica a apenas 50 quilômetros daqui. Nós fomos num lindo domingo ensolarado no final do verão e eu adorei. Ainda quero voltar lá. A cidade se divide em duas partes: Città Alta, que é o centro histórico cercado por uma muralha por onde se chega através de várias portas, e Città Bassa, a parte mais moderna.

Porta di S. Agostino

Città Bassa

Nós nos concentramos na Città Alta, que é o que realmente interessa por lá. Dá pra andar a pé e conhecer os principais pontos turísticos: a Piazza Vecchia, onde dá para subir na torre Il Campanone e ter uma visão 360 graus da cidade toda, a belíssima Cappela Colleoni (construída no século 15 para ser mausoléu de um famoso nobre local, e para isso, o dito cujo abocanhou um pedaço da Basilica Santa Maria Maggiori, sua vizinha), o Palazzo della Ragione, o Battistero, o Duomo e vários museus, entre eles o Museo Civico Archeologico e o Museo de Scienze Naturale. A cidade abriga também a Università Degli Studi di Bergamo, uma das mais conceituadas da Itália, e a principal causa do lugar ser cheio de lojinhas e restaurantes descolados.

Piazza Vecchia e Il Campanone

Cappela Colleoni e Basilica S. Maria Maggiore

Na hora do almoço, certamente, como em qualquer cidade da Itália, você não vai se decepcionar... Há vários restaurantes legais entre a Piazza Vecchia e a rua que contorna a Universidade. Nós comemos num ótimo, com um jardim lindo (vou postar o nome e endereço em baixo). Para economizar, no bolso e no tempo, não hesite em comer uma pizza a taglio. Tem uma infinidade de opções. Não deixe de provar também o doce bergamasco, a base de polenta (prato típico da região, a venda em várias lojinhas. Não deixe de comprar).

Pizza a taglio. Dá pra resistir?

Doce bergamasco

Entre nas vielas, descubra cada ruazinha e você vai se maravilhar com a atmosfera da cidade. Certamente você vai ter alguma suspresa, como nós que nos deparamos com o casal de noivos fotografando em plena Piazza Vecchia (garanto que eles não tem uma foto tão natural em seu álbum de casamento). Eu amei!



Onde comer:
Ristorante Da Mimmo
via B. Colleoni, 17
24129 Bergamo - Città Alta
Tel.: 035218535
Fecha às terças-feiras

Como chegar:
Trem
De Milano, de hora em hora parte um trem para Bergamo. (Trenitalia)
Da estação ferroviaria de Bergamo há um ônibus (Linea 1) a cada 10 minutos para a Cidade Alta.

Carro
Autostrada A4 Milano-Venezia saída Bergamo.
É aconselhável estacionar o carro na Cidade Baixa e ir para a Cidade Alta de transporte público, já que lá quase todas as ruas são exclusivas para pedestres.

2 comentários:

  1. Bergamo é o máximo. Estou voltando para a Europa em julho de 2012, e um dos meus destinos certamente será Bergamo. Recomendo muito.

    ResponderExcluir
  2. Bergamo e uma cidade pequena, aproximadamente 120.000 habitantes...A parte baixa da cidade nao tem nada de mais...A Alta Bergamo e bonita...Por ser a verdadeira Bergamo...A Bergamo Medieval...Entretanto, e possivel conhecer em um dia...Nao ha necessidade de ficar mais que um dia na cidade.
    Obs.Os Italianos gostam de frisar que existem muitos travestis brasileiros trabalhando nesta regiao..."Para tirar uma onda dos Brasileiros"...Caso venha a ocorrer algo similar parta os pretendentes a Bergamo, a resposta e a seguinte>>>"So existem travestis nesta regiao porque os Italianos gostam, caso nao gostassem, nao haveria nenhum!!! travestis...

    ResponderExcluir