Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Receita: Bruschetta


A bruschetta é um prato originado na cozinha dos camponeses italianos mais humildes. Hoje, no entanto, é o antipasto mais consumido por italianos de qualquer nível social. É feita com uma fatia de pão rústico torrado, sobre a qual se pode colocar uma enorme variade de ingredientes, sendo o tomate o mais tradicional. Um fio de azeite de oliva de boa qualidade é essencial para uma ótima bruschetta.
Essa receita é da tradicional, servida na maioria dos restaurantes daqui. Há variações, é claro, mas essa é A receita. Só não sou muito boa nas quantidades. Faço no olho. Tb depende da quantidade de pessoas que vão comer.

- Tomate picadinho (com a pele e sem semente). A qualidade do tomate faz TODA a diferença no resultado final. Tem que ser um tomate saboroso, aqui eu uso o daterino, pequeno e compridinho, que vem de Napoli ou da Sicilia, regiões com solo vulcânico, que confere um sabor pra lá de especial ao tomate.

- Tempero. Eu uso uma misturinha de ervas que comprei numa feira em Roma. Não sei exatamente o que tem nele, mas percebo orégano, sálvia, manjericão, pimenta do reino, peperonccino, alho, tudo desidratado. Coloque uma colher de sopa desse tempero no tomate picadinho e junte azeite de oliva extravirgem (lembre-se: tem que ser dos bons!). Misture tudo muito bem e reserve.

- Pão rústico. Tem que ter a casca grossa e o miolo macio. Não corte fatias muito grossas. Elas devem ter mais ou menos a espessura de um dedo. Regue o pão com azeite de oliva extravirgem. Coloque por cima um pouquinho de alho picado bem miudinho (só pra dar um gostinho, não pra virar uma torrada de alho!). Leve o pão ao forno para tostar. Aí depende do gosto do freguês. Se prefere mais torradinho deixa mais tempo no forno, se prefere menos, tira antes. Tem que ficar de olho.

- Assim que tirar o pão do forno coloque por cima dele a mistura de tomate e ecco! È pronto per mangiare!

Atenção: NÃO coloque sal. A verdadeira bruschetta não leva sal. Pra você sentir bem o sabor do tomate, dos temperos e do azeite.

Um comentário:

  1. Oi sou a Edna de brasilia já postei um comentário para vc por favor responda .

    ResponderExcluir