Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Settimana Bianca em Trentino

Durante o inverno praticamente todos os italianos fazem a sua settimana bianca. Semana branca? É. Uma semana nas montanhas. Esquiando. Claro que tem gente que faz duas, três, quatro semanas ou mais. Mas pelo menos uma é tradição. A semana mais cheia e disputada é entre o Capodanno e a Befana (31/12 a 06/01), que coincide com o recesso das escolas. Depois dessa, vem a do Carnevale, na mesma data do famoso feriado brasileiro. A gente faz a nossa settimana bianca no carnaval. No ano passado, foi no meio de fevereiro, ficamos só 5 dias e estava bem frio e nevando. Este ano, ficamos 8 dias e como o carnaval foi mais tarde, pegamos dias lindos de sol e nenhum dia de neve. Mas as pistas estavam bombando, é claro.
Aqui na Italia, as regiões mais procuradas por quem quer se aventurar no esqui são Vale d'Aosta e Trentino Alto-Adige. Apesar de Aosta ser mais perto de Milano, nós preferimos Trentino. Fomos no ano passado, gostamos e resolvemos voltar esse ano. A cadeia de montanhas da região é a Dolomites. Belíssima, belíssima!

Eu vou dizer que incorporei essa tradição européia numa boa... rsrsrs. Tá, muito tempo na neve enche o saco. São uns 15 minutos a mais para se vestir e se despir, mas eu gosto da experiência. É cansativa? Éééééé... Voltei acabada, mas feliz por ter aprendido a esquiar... pelo menos um pouquinho.
A paisagem é magnifíca. Para todos os lados que você olha, vê montanhas cobertas de neve. As vilas e suas casinhas em estilo alpino, a fumacinha saindo das chaminés, aquele pessoal com suas roupas de esqui coloridas completam o cenário bem diferente do que nós brasileiros estamos acostumados...

E a rotina diária é mais ou menos assim: acordar cedo. É, tem que acordar cedo para o dia render, porque as pistas fecham as 4 da tarde. Tomar um café da manhã caprichado, pra ter bastante energia pra aguentar o esforço físico. Vestir toda a parafernália "esquiística", que inclui segunda pele térmica, blusão de soft, calça, jaqueta e luvas impermeáveis e térmicas. E finalmente ir para o impianto, que são os locais nos topos das montanhas com a infra-estrutura montada para esquiar. Para chegar lá é preciso pegar a funivia (um bondinho que leva várias pessoas ao mesmo tempo), a cabinovia (que leva no máximo 4 pessoas) ou a seggiovia (o nosso conhecido teleférico, que leva de 2 a 4 pessoas, dependendo do modelo) - mas esse último só pode pegar se estiver com os esquis nos pés.

Uma vez no topo da montanha, é hora de esquiar. Se você já sabe, ótimo. Compra o skipass e vai pras pistas. Se ainda não sabe (esse era o nosso caso), se matricula num curso. No ano passado, fizemos só duas aulas particulares e o que aprendemos foi quase nada. Deu no máximo para descer uma rampinha ridícula. Esse ano fizemos o curso semanal. Cinco dias para finalmente aprender alguma coisa. E aprendemos. Como disse Paolo, meu maestro: "Agora se alguém perguntar se vocês sabem esquiar, podem responder que sabem!"

As pistas são identificadas em 3 níveis de dificuldade: azul/fácil, vermelha/média, preta/difícil. Sempre no início da pista tem uma plaquinha com o nome e uma bolinha colorida representando o nível de dificuldade, pra você não correr o risco de cair numa descida profissa.

Geralmente nos impianti há 2 ou 3 opções de restaurantes para um almoço rápido estilo bandejão. As melhores pedidas são polenta, com queijo, com funghi, com linguiça, com goulash, cotoletta de frango a milanesa com batata frita, minestra de legumes... No nosso último dia de curso, quando passamos o dia todo lá em cima, Paolo nos levou num restaurante muito bom na área do Catinaccio. chama-se Ristorante Baita Checco. Eu pedi um tagliateli con ragù di cervo, iguaria típica ladina (da região de Trentino) e uma Radler, mistura de cerveja e club soda.

Bom depois do dia esquiando, a rotina se completa no hotel. Nas duas vezes, nos hospedamos em hotéis com spa. Então, no fim da tarde o programa era piscina aquecida e hidromassagem com vista para as montanhas, sauna, chazinho na espreguiçadeira, massagem nos pés... Uma mordomia só. À noite, jantar no hotel. Super, super recomendo o Hotel Renè, onde nos hospedamos este ano. Sensacional em todos os sentidos: desde as instalações, até a comida, passando pelo atendimento carinhoso e prestativo. Aliás, a comida merece uma palavrinha a mais. D-E-L-I-C-I-O-S-A!!!!! Todas as noites um buffet de saladas, uma opção de antipasto, 3 de primo piatto, 3 de secondo piatto e várias sobremesas. Na sexta-feira, serviram uma cena ladina completa. Realmente sensacional.

A região de Val de Fassa tem 7 áreas de ski, entre elas Catinaccio e Buffaure, as duas onde estive. A altitude é de aproximadamente 2000 a 2500 metros. As cidadezinhas mudam de nome rapidamente: Vigo di Fassa, Pozza di Fassa, Canazei... todas elas repletas de hotéis charmosos, restaurantes típicos, lojinhas de souvenires e de produtos da região, lojas de aluguel de equipamento...

Informações sobre Skipass e tudo relacionado a esqui na área de Val di Vassa e Dolomites: www.fassaski.com

Como chegar:
São aproximadamente 340 km de Milano a Val di Fassa pela A4 e A22 (3 horas e meia de viagem). As estradas são ótimas, o percurso tranquilo. O gasto com pedágio é de mais ou menos 30€.

Onde ficar:

Ristorante El Filò
Strada Dolomites, 103 - Pozza di Fassa
Tel.: +39 0462763210
Horários: 12:30-14:30 e 19:30-22:30. Fecha quarta e quinta no almoço. Na baixa estação aberto só para o jantar e sábado e domingo também para almoço.
Maravilhoso restaurante típico trentino. Alta gastronomia. Nossas sugestões: Selezione di formaggi del Trentino Alto Adige con mostarda di pere e la nostra confettura, Canederli di rape rosse e speck su crema di formaggio Nostrano Cher de Fasha e Gnocchetti di patate e luganega trentina su crema tiepida di carciofi e burro fuso.

Ristorante e Pizzeria Le Giare
Piaza del Malgher, 20 - Pozza di Fassa
Tel.: +39 0462764696
Horários: Terça a domingo das 12:00 às 14:00 e das 18:30 às 22:00. Fechado segunda.
A pizza é fantástica. Assim como os antipastos. Nossa sugestão: Gran Tagliere “Le Giare” composizione per due persone di salumi stagionati, insaccati, affumicati tipici Trentini, formaggio nostrano di Val di Fassa, servito con pane alle olive, il nostro burro e verdure sott’olio. Basicamente um tábua de frios divina e enooorme para dois. Depois divida uma pizza.

Da Michele
Via Meida, 59 - Pozza di Fassa
Tel.: +39 0462763661
São duas da tarde e ainda não almoçou? Só resta esta opção. Como a maioria das pessoas está nas pistas esquiando, quase não fica ninguém na cidade, por isso, todos os os restaurantes fecham as 14:00 ou 14:30. O Da Michele na verdade é um quiosque. E quebrou nosso galho no dia em que chegamos tarde demais para ir em um restaurante "normal". Aqui você come ao ar livre, com vista para a Alloch, a pista mais radical de Pozza di Fassa. Experimente o pollo al spiedo (nosso velho e bom frango assado) e de sobremesa strudel de maçã.

Ristorante e Bar Baita Checco
Località Ciampedie (Pra chegar lá basta pegar a Funivia Catinaccio-Seilbahn)
Tel.: +39 3356563512
Para saborear os pratos típicos da culinária ladina tendo como paisagem as maravilhosas montanhas Dolomites. Boas pedidas: Polenta con formaggio fuso e funghi, Canaderli di spinaci e speck al crema di ricotta, Tagliateli al ragù di cervo. E não deixe de experimentar a Radler, uma combinação deliciosa de cerveja e club soda.

Cursos
Scuola di Sci Vajolet
Aulas individuais e coletivas. As individuais duram uma hora.
O curso coletivo tem duração de 18 horas, de segunda a quinta, das 09:30 às 12:30 e sexta, das 09:30 às 16:00. Para adultos e crianças a partir dos 6 anos. Você deve levar seu próprio equipamento. Custo: 160€
Para crianças de 3 a 5 anos há o Park Bimbo Neve, onde além de brincar os pequenos tem o primeiro contato com o esqui. O curso tem duração de15 horas, de segunda a sexta, das 09:30 às 12:30. O equipamento é fornecido no local e está incluído no preço. Custo: 140€. Os preços são da alta estação de 2010/2011 e podem sofrer modificações.

Endereço: Piaza de San Nicolò, 3 - Pozza di Fassa
Tel.: +39 0462 763309
Horário: Diariamente das 8:30 às 19:00 (de dezembro a março). No resto do ano diariamente das 8:30 às 12:30 e das 15:0 às 19:00.

Scuola Italiana di Sci
www.scuolascivigo.com
Piazza J.B.Massar, 1 - Vigo di Fassa
Tel.: +39 046276 3125

Aluguel de esquipamento
Atenção: Aqui não existe aluguel de roupas para esquiar. Só se aluga as botas e os esquis/snowboard.

Vajolet Noleggio di Sci
Via Meida, 62 - Pozza di Fassa
Tel. +39 0462 763309
Horário: Diariamente das 8:30 às 12:30 e das 15:30 às 19:00
O preço do aluguel da bota + esquis + bastões é, em média, de 50€ por 6 dias. Podendo haver variações.

Sport Edy Rent and Go
www.sportedy.com
End. 1: Na entrada da funivia Catinaccio
Strada De Col de Mé 8 - Vigo di Fassa
Tel.: +39 0462763550

End. 2: Na entrada da cabinovia Buffaure
Strada Ruf de Ruaccia 6 - Pozza di Fassa
Tel.: +39 0462760219

P.S. Durante nossa viagem, o Fabrizio fez aniversário. No dia 10 de março ele completou 9 anos e ganhou um bolo durante o jantar no hotel. Auguri, tesoro!