Páginas

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Desenzano, Sirmione e Lago di Garda

Domingo fui fazer um passeio, e a decisão foi conhecer algum lugar a cerca de 1 hora de Milão, para poder ir e voltar no mesmo dia.

Bem, como aqui eu estou no meio de um feriado (terça, 02 de junho, é dia da República), quase não tinham opções de trem. Esta é uma dica: aqui tem que comprar os tickets com antecedência quando tem feriados, pois todo mundo viaja, e as estradas ficam congestionadas...

Queria ir ao Lago di Como mas não tinha mais passagens (Aqui vai outra dica: Nunca pergunte a alguém "Como?", porque Como é o nome de um famoso lago perto de Milão... o certo é perguntar "Come?") rsrsrs

Bem, decidi conhecer o Lago di Garda, que é o maior da região e fica entre Milão e Verona.
Tem várias cidadezinhas ao redor do Lago, e é um ponto turístico local.

Comprei a passagem para Desenzano. Custou 28€ ida e volta, e a viagem leva exatamente 1 hora com o trem EuroStar (eu recomendo pagar um pouquinho mais caro e ir de EuroStar segunda classe). Eu pequisei no site da Trenitalia depois comprei na estação em um caixa automático. Muito simples e rápido, e pode pagar com cartão ou dinheiro.

O site da Trenitalia é excelente, e fácil de verificar as rotas, horários, preço e disponibilidade:

Trenitalia
http://www.trenitalia.com/

IMPORTANTE: Depois de comprar o bilhete tem que validá-lo em algum caixa automático. É só enfiar o bilhete e ele sai carimbado. Se não fizer isso e o fiscal te pegar, paga multa alta.


O diferente é que ninguém pede para ver seu bilhete para entrar no trem... eventualmente passa um fiscal, depois que o trem partiu (e o trem parte exatamente na hora marcada no bilhete, no meu caso 9h35, e não espera ninguém) para verificar seu bilhete (aconteceu comigo na volta).

Chegando em Desenzano, desci a pé até o Lago di Garda em linha reta. Na orla do lago tem vária lojinhas, restaurantes e cafés, e muita gente passeando.

Comprei uma passagem de barco para Sirmione (3,80€), que fica a uns 10 minutos de barco.

O lago é muito grande e de água limpa, e tem muita gente velejando, andando de lancha, jet-sky... é como uma praia para os milaneses...



Chegando em Sirmione, logo de cara deu para perceber que era uma cidadezinha turística. Toda arrumadinha e de estilo medieval, tem muitas lojinhas de artesanato, arte e produtos alimentícios e dezenas de restaurantes/pizzarias e sorveterias.




Dá para passear pelos diversos pontos turísticos a pé.

Um lugar legal que eu vi mas não fui foi a Terme di Sirmione. É um tipo de clube que você pode utilizar as piscinas térmicas e toda a infra-estrutura por 48€ a diária.


Terme di Sirmione
http://www.termedisirmione.com/


Do lado esquerdo do pier fica a "Grotte di Catullo", que são ruínas de um museo de uma Terma do Império Romano. Custa 4€ para visitar e é interessante.

Grotte di Catullo
http://www.sirmioneonline.net/grotte-2.htm
















Do lado direito do pier fica o "Castello di Sirmione", de estilo Medieval, e dá para subir na torre (Entrada 4€):

Castello di Sirmione
http://www.sirmione.com/

5 comentários:

  1. Dennis !! ainda bem que vc validou o bilhete, eu levei o maior "sabão" da Fiscal em Pisa.. achei que ela ia me jogar pra fora do trem.. hehehe..
    Dila

    ResponderExcluir
  2. Seu post eh a exata informacao que eu estava procurando... Vou ficar 3 dias em Milao e gostaria de conhecer o Lago Di Garda mas nao sabia como chegar ate la... Obrigada pelos detalhes, vou fazer exatamente igual!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal esta sua dica esconde sempre de nós este tesouro obrigado por compartilhar.

    Já me falaram que o acesso é difícil ao lago de garda conversa mole.

    Vou ficar em milão e tem passagens baratíssimas di frecciarossa para garda.

    Poderia ter aqueles cartões tipo garda card que dão descontos.

    A estação do lago como, nord lago acho que está fechada, pois no site da trenilatia dá como inválida.

    Eu vou em maio dizem que está tudo florido a vista deve ser linda.

    ABcs.

    ResponderExcluir
  4. vou em agosto deste ano em Sirmione, queria ir tambem em Limoni de garda, sera que de onibus ou de barco é facil e barato?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Pode me informar se o passeio de barco pelo lago é de um dia inteiro e se para em várias cidades para poder conhecer? Obrigada

    ResponderExcluir