Páginas

domingo, 9 de agosto de 2009

Fechado para férias


Agosto é mês de férias por aqui. Seria o equivalente ao nosso janeiro. Todo mundo vai para a praia, para o campo, para a montanha. A cidade fica vazia. E muitas lojas, empresas e estabelecimentos de serviço fecham. Sim, literalmente fecham as portas. Chiuso per ferie... Reapertura 24/08... Stiamo in vacanze... E por aí vai...
Para nós brasileiros soa estranho... Estamos acostumados a ter tudo na mão 24 horas por dia, 7 dias por semana. Aqui não. A diferença é gritante. É cultural. Aqui se trabalha para viver, não se vive pra trabalhar. A maioria das lojas fecha às 19 horas, estejam as ruas apinhadas de turistas sedentos por compras ou não. Nem pense em se dirigir àquele restaurante tradicional sem antes ligar para se certificar de que está aberto. Sexta-feira depois das 14 horas? Os funcionários já estão indo para casa em ritmo de fim de semana.
Às vezes eu acho isso legal, às vezes não... Preciso me acostumar... Mas fica a dica: se vier para cá em agosto, chiuso (fechado) é a primeira palavra em italiano que você vai aprender depois de ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário