Páginas

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Acquario di Genova


Quando se tem filhos pequenos a gente precisa dividir as atrações das férias. Vamos a Firenze visitar montes de museus e igrejas, mas vamos também a parques de diversões e afins para contentar a criançada. Aproveitando a companhia da Ju e do Dou, que vieram passar férias aqui na Itália, alugamos um carro e fomos até Genova, a 120 km de distância, visitar o maior aquário da Europa. O Acquario di Genova é uma estrutura impressionante. Os tanques são gigantescos e reproduzem com maestria o habitat do Mediterrâneo e dos oceanos. São quatro pisos, sendo dois abaixo do nível do mar, numa profundidade de até 7 metros. Logo na entrada, há uma piscina que é uma reconstrução fiel de um cais do antigo porto de Genova do século XV, onde nadam as espécies típicas da Ligúria. Há quatro tanques principais, visíveis de cima e de baixo: das focas, da barreira de corais, dos tubarões e golfinhos. Moram lá 12 mil exemplares de animais de 600 espécies diferentes. Fiquei impressionada com a espessura do vidro do tanque: alguns tem 25 centímetros! O percurso todo de visitação dura mais ou menos 2 horas.


O aquário faz parte de um complexo chamado Acquario Village, ao qual se somam a Biosfera (um ecossistema que representa a Terra há milhões de anos), o Museo del Mare (com aproximadamente 6 mil objetos originais que contam a história do mar), a Città dei Bambini (90 brincadeiras de ciências para crianças de 2 a 14 anos) e o Bigo (um elevador panorâmico que te leva a 40 metros sobre o mar). A gente optou por só visitar o Acquario mesmo... pela falta de tempo. E valeu muito a pena. É um programa interessante tanto para as crianças quanto para os adultos. Ah, não se esqueça de dar uma passadinha na lojinha fofa e trazer uma lembrança. A Lorena ganhou uma foquinha bebê linda, que a Dinda apelidou de Focaccia*, e o Fabrizio um sapo que vira bexiga (assim como naquela cena do Shrek).

*Nota triste: Focaccia já se foi... perdida no supermercado.

Acquario di Genova
Ponte Spinola, Area Porto Antico, 16128 Genova
Informações: +39 010 2345678
Horário de funcionamento: Varia de acordo com o dia da semana e mês do ano. No site tem uma tabela com todos os horários.
Preços: Adultos, 17€. Crianças de 4 a 12 anos, 11€. Crianças de 0 a 3 anos, grátis. Esse preço inclui apenas a visita ao aquário, que foi o que fizemos. Para visitar todas as outras atrações os valores são diferentes e variam de acordo com as opções escolhidas. Cheque no site.
Como chegar:
Carro: Autoestrada Milano-Genova, saída Genova Ovest. Seguir as indicações Acquario di Genova. Tem estacionamento pago.
Trem: Estação Genova P. Prince. O aquário fica a 15 minutos a pé.

Um comentário:

  1. Ah, coitadinha da foccacia ...
    Ela era uma " gacinha"...
    Beijos e muitas saudades de vcs e das nossas férias !!!

    ResponderExcluir