Páginas

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Emilia Romagna - uma saborosa surpresa


Geralmente deixada de lado pela maioria dos turistas que vêm a Itália e ficam no circuito Roma-Firenze-Venezia ou partem direto para o sul, a região da Emilia Romagna, no norte da Itália, é uma agradável surpresa. Não que seja um lugar com paisagens espetaculares. O atrativo aqui é mais urbano-cultural -gastronômico. Queijo parmigiano-reggiano, prosciutto crudo di Parma, salame felino, aceto balsamico de Modena... quem nunca ouviu falar nessas famosas iguarias? Pois bem, elas são daqui. Cidades como Ferrara, Ravenna, Modena, Bologna e Parma são celebradas tanto pela culinária quanto pela arte e arquitetura. Os restaurantes dessa região são reconhecidos como os melhores do país, um elogio e tanto quando se trata da Itália, onde o que não falta é boa comida. Tanto que a região é apelidada de la grassa (“a gorda”). Pra completar, os amantes dos carros velozes também são atraídos pelas fábricas da Maserati e da Ferrari, que se localizam em Maranello, cidadezinha perto de Modena. Unindo o útil ao agradável, Parma fica a apenas 100 km de Milano. E com mais 100 km chegamos a Bologna, com uma passagem por Modena que fica bem no meio. Quer dizer, uma viagem que se pode fazer tranquilamente num fim de semana partindo de Milano. Escolhemos um fim de semana prolongado, no início de novembro, e lá fomos nós descobrir os encantos da Emilia Romagna.

Primeira parada: Parma
Me apaixonei por Parma. Uma cidade muito simpática, agradável e com a melhor comida que já tive o prazer de provar. Tem museus, igrejas, edifícios medievais, parques, lojas elegantes. O centro histórico é bem pequeno e dá pra conhecer num dia de passeio. Começamos pela Piazza del Duomo, que abriga, como não podia deixar de ser, o Duomo e o Battistero. A Catedral do século 11 é belíssima, com afrescos de Correggio. Já o exótico Battistero octogonal foi todo construído em mármore num tom rosado deslumbrante. Logo atrás do Duomo tem também a igreja de San Giovanni Evangelista. E pra fechar o circuito religioso, também vale uma passada na Igreja renascentista de Santa Maria della Steccata.

O Duomo de Parma, afrescos de Correggio e o Battistero

Parco Ducale no outono: lindo!

O Parco Ducale estava especialmente bonito já que nossa visita aconteceu no outono, na minha opinião a estação que nos brinda com as mais belas paisagens. Vale um passeio por suas alamedas e um relax para recarregar as baterias. Outras atrações: o Palazzo della Pilotta, com seus jardins, abriga o Museo Archeologico Nazionale, o Teatro Farnese e a Galleria Nazionale.

Palazzo della Pilotta

Na hora do almoço/jantar, escolha um belo restaurante e delicie-se com os pratos parmigianos: não, aqui não existe bife a parmigiana... quen, quen, quen... essa invenção é de brasileiro mesmo. A parmigiana aqui é só a berinjela e o risotto. Mas o que liga mesmo são os salumi (prosciutto crudo, salame, coppa, pancetta), a pasta fresca (principalmente tortelli e cappelletti) e a torta fritta, uma iguaria típica de Parma: é uma espécie de pastel de "vento", mas delicioso! Pra beber: Lambrusco, o vinho da região. Um pouco afastado do centro, você encontra várias lojas de produtos típicos. Vale a pena comprar parmigiano, salame, pasta e muito mais. Geralmente eles embalam os produtos a vácuo, o que garante uma maior durabilidade.


Torta fritta e prosciutto crudo di Parma

Prosciutto crudo, parmigiano-reggiano, salami felino:
você pode comprar nas lojas de produtos típicos


Segunda parada: Maranello/Modena
Aceleeeeeeeeeeera!!!! Próxima parada: Maranello, a terra da Ferrari. Bom, vou dizer que eu nunca fui louca por carros e tals... Mas entrei no clima visitando a cidade e, mais importante, dirigindo uma Ferrari F-430. Sim, eu dirigi. E qualquer um pode. Pagando, é claro! kkkkk Pegamos o carro mais simples, 10 minutos para cada um dirigir. 100 (o preço era 60 cada. Deram um desconto para o casal...). Você vai para rua e acelera. Tem outros tipos de carro. E por mais tempo também. Com outros preços, obviamente. A vontade do freguês. A visita à Galleria Ferrari também vale a pena. Tem vários carros de fórmula 1 originais. E toda a história da Ferrari.

Ó lá, eu saindo para os meus 10 minutos dirigindo uma Ferrari F430...

Galleria Ferrari

Push Start - Test-drive Ferrari
Via Dino Ferrari, 41
Tel.: 0536945888

Galleria Ferrari
Via Dino Ferrari, 43 - Maranello
Tel.: 0536943204
http://www.galleriaferrari.com/

Consulte horários e dias de funcionamento no site.


De Maranello seguimos rumo a Modena. Paramos para almoçar num restaurante ótimo, La Quercia di Rosa, onde provamos uma deliciosa carne ao molho de aceto balsamico, especialidade local. Em Modena, passamos rapidamente pelo centro histórico e visitamos a Catedrale, que é uma das maiores do norte da Itália. Muito bonita e diferente. Vale a pena entrar.

Filetto al aceto balsamico - iguaria de Modena

Piazza Duomo de Modena

Terceira parada: Bologna


De Modena seguimos para Bologna. Nosso destino final. Chegamos lá a noitinha e nos hospedamos em um hotel muito bom, bem no centro histórico. O que me faz lembrar uma informação importante: os centros históricos das três cidades tem zonas de tráfego de veículos limitadas. Portanto, se você estiver de carro, preste atenção nisso. Ou vai levar uma multa. Bem, o que dizer de Bologna? Paixão dos arquitetos (e dos glutões), a cidade é uma agradável colcha de retalhos medieval. Seus edifícios históricos, igrejas, praças, transpiram cultura. Sem esquecer que aqui fica uma das mais importantes e antigas universidades da Europa, a Università di Bologna. Com um passeio a pé, dá para conhecer as principais atrações da cidade. Comece pela Piazza Maggiore, onde ficam o Palazzo del Podestà, o Palazzo Comunale, com seu belo relógio, a Fontana de Nettuno e a igreja de San Petronio. O lugar é lindo, principalmente à noite, com a iluminação especial.

Piazza Maggiore de dia e de noite

Fontana di Nettuno

Siga para a Piazza di Porta Ravegnana, onde ficam as torres inclinadas Degli Asinelli e Garisenda, que estão entre as poucas que restaram entre as 200 que enchiam a paisagem da cidade no século 12. Dá para subir na Torre degli Asinelli e contemplar lá de cima uma belíssima vista de Bologna. É só enfrentar os 500 degraus de madeira... mas vale muito a pena.


496 degraus para o paraíso...

Torri Degli Asinelli (mais alta) e Garisenda

Vista lá do alto da Torre degli Asinelli

Seguindo pela via San Stefano chega-se a praça do mesmo nome que abriga a Abbazia di San Stefano, uma igreja muito bonitinha. No mais, caminhe pelas ruazinhas cheias de pórticos e descubra a cada esquina, os mais incríveis achados da arquitetura medieval.


Piazza di San Stefano e sua arquitetura de arcos

Você deve estar se perguntando: e o famoso molho a bolognesa, existe? Sim, existe. É um pouco diferente do que costumamos ver no Brasil, já que não leva molho de tomate, mas é a base de carne moída e geralmente é servido com tagliatelli, aquela massa comprida e achatada. Assim como Parma, Bologna também tem restaurantes sensacionais. Nós almoçamos em um tradicionalíssimo, chamado Pappagallo. Lá tivemos o prazer de conhecer uma outra iguaria da cozinha bolognesa: Cotoletta di vitelo alla bolognesa con zucchini fritte. Esse alla bolognesa não é a mesma do molho de carne moída. Nesse caso quer dizer, "feita à moda de Bologna", o que significa um filé de vitelo empanado, coberto com fatias de prosciutto crudo, servido com tirinhas de abobrinha fritas. De comer rezando!

A sensacional Cotoletta di Vitelo alla Bolognesa con zucchine fritti

Uma atração imperdível, que nós infelizmente perdemos, são os tours gastronômicos na região, com visitas a fazendas para conferir as produções de prosciutto, parmigiano-reggiano e aceto balsamico. Eu babo de vontade de fazer e espero um dia voltar lá só pra isso. Pra ter um gostinho do que se trata, é só dar uma olhada nos sites. Fica a dica.

http://www.parmagolosa.it/
http://www.foodvalley.com/
http://www.guided-tours-italy.com/

Bem, depois disso tudo espero ter convencido os viajantes de que a Emilia-Romagna merece ser incluída no roteiro de todos que venham à Itália!

Como chegar

De trem:
Da Stazione Centrale de Milano a Parma diariamente. As coligações com Modena e Bologna também são diárias. Para mais informações consulte
http://www.trenitalia.it/

De carro:
De Milano a Parma são 124 km pela A1. De Parma, continuando pela A1 por aproximadamente 60 km, chega-se a Modena. De Modena a Bologna são 50 km pela A1 e A14. Percurso com pedágio.


Onde ficar

Hotel Daniel (3 estrelas)
Via Antonio Gramsci 16/A - Parma
Tel.: 0521995147
http://www.hoteldaniel.biz/

Al Cappello Rosso (4 estrelas)
Via de Fusari 9 - Bologna
Tel.: 051261891
http://www.alcappellorosso.it/

Onde comer


Trattoria Corrieri
Via Conservatorio 1 - Parma
Tel.: 0521234426
www.trattoriacorrieri.it
Aberto todos os dias

Trattoria del Tribunale
Vicolo Politi 5 - Parma
Tel.: 0521285527
www.trattoriadeltribunale.it
Aberto todos os dias

Ristorante La Quercia di Rosa
Via Scartazza 22 - Modena
Tel.: 059280730
www.ristorantelaquerciadirosa.com
Fecha terça-feira

Bistro 18
Via Clavature 18/B - Bologna
Tel.: 051273014
www.bistrot18.com
Fecha terça-feira. Quinta-feira só jantar

Ristorante Pappagallo
Piazza della Mercanzia 3 - Bologna
Tel.: 05231200
www.alpappagallo.it
Fecha domingo

(Restaurantes: aconselho fortemente ligar para reservar. Lembrando que o código da Itália é 39)

Onde comprar produtos típicos da região

Salumeria Corrieri
B.go Piccinini, 8D (esq. Via Università) - Parma
Tel.: 0521237450
www.salumeriacorrieri.com

Castagnetti - I tipici di Parma
Via San Leonardo Lat. Via Mansfield 5D - Parma
Tel.: 0521775806
www.itipicidiparma.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário