Páginas

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Receita: Spaghetti alla Carbonara


O spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional romana a base de ovos, parmigiano e pancetta. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido um prato apreciado pelos preparadores de carvão vegetal dos Montes Apeninos. Outras teorias apontam que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que é usada na sua preparação.
Descrições a parte, um spaghetti alla carbonara bem preparado é delicioso. Modéstia a parte, já domino a preparação e ainda não comi em nenhum restaurante um tão gostoso quanto o meu. Basta de auto-rasgação-de-seda e vamos a receita. Como sempre, para 3 a 4 pessoas. Antes uma dica para cozimento de massas: prefira o sal grosso para salgar a água em que vai cozinhar o macarrão. Se for pasta grano duro ou fresca normal NÃO coloque azeite na água. Apenas sal e algum tempero verde. Um fio de azeite só deve ser acrescentado se for massa com ovos.

400 gramas de spaghetti
5 ovos (de preferência caipira)
150 gramas de pancetta (bacon) picada
2 colheres (sopa) bem cheias de creme de leite
4 colheres (sopa) bem cheias de parmigiano ralado
Sal e pimenta do reino (de preferência moída na hora) a gosto

Cozinhe o macarrão em abundante água salgada pelo tempo indicado na embalagem. Enquanto isso, pegue uma tigela de vidro (grande o suficiente para caber o macarrão) e encha com água fervente (eu coloco no microondas para ficar bem quente mesmo. Deixo lá uns 5 minutos). Frite a pancetta em fogo baixo ou mais uma vez use o microondas. Eu coloco uma folha de papel absorvente, a pancetta e outra folha de papel absorvente por cima. Levo ao microondas em potência alta por 3 ou 4 minutos até que esteja dourada. Dessa forma, a pancetta fica sequinha, porque toda a gordura que ela solta é absorvida pelo papel. Reserve. Jogue fora a água da tigela e imediatamente quebre os ovos lá dentro. Bata bem e rapidamente. Acrescente o creme de leite, o parmigiano, o sal e a pimenta e a pancetta. Assim que o spaghetti estiver cozido, escorra e o jogue diretamente na mistura de ovos. Misture rapidamente até que tudo esteja perfeitamente incorporado. Os ovos vão "cozinhar" só com o calor da massa, produzindo um molho cremoso. Sirva imediatamente. Vai bem com uma taça de vinho tinto Chianti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário