Páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Giardini Pubblici Indro Montanelli


Ou Giardini di Porta Venezia para os íntimos. Ou o "meu" parque, como costumo chamá-lo. Afinal é lá que todas as manhãs faço minha hora diária de exercícios físicos. Primeiro caminhada, agora corrida. E olha que eu sempre fugi desses momentos fitness. Mas não resisti à oportunidade de estar num lugar tão agradável e a poucos metros da minha casa. No fim, incorporei de tal forma a ida diária ao parque, que bato ponto mesmo nas manhãs mais gélidas de inverno e só não vou quando está chovendo.
Mas vamos ao parque: projetado por volta de 1780, foi o primeiro parque público da cidade. Em estilo francês, se estende por uma área de 172 mil metros quadrados entre a Corso Venezia, Bastioni di Porta Venezia, via Manin e via Palestro. Inclui alguns edifícios significativos: o Palazzo Dugnani, construído em 1600 e de propriedade da prefeitura de Milano. Acho que ali funciona uma especie de "cartório", porque sempre vejo casamentos acontecendo. Tem também o Museo Civico di Storia Naturale, de 1892, que é bem legalzinho e vale a visita, principalmente para as crianças. E o Planetario Ulrico Hoepli, de 1929, que eu ainda não tive a chance de visitar.
Durante a semana, a frequência é principalmente de esportistas, pessoas andando de bicicleta e de cães e seus donos. Já nos fins de semana, somam-se aos já citados, as crianças e suas famílias, que se divertem pra valer em um dos 4 parquinhos. Bem no centro do parque há um belo lago e em volta alguns riachos. Também tem duas lanchonetes super boas para aliviar a fome dos famintos.

Palazzo Dugnani



Planetario

Sempre rolam alguns eventos por lá. Na primavera tem uma grande feira de plantas, flores e objetos decorativos. No início de dezembro tem a feira de Natal e também montam uma pista de patinação no gelo. Em novembro, acontece uma exposição de arte e, esporadicamente, desfiles de moda.

O que eu acho legal nesse parque é que a gente pode acompanhar direitinho as mudanças das estações do ano. E isso aqui no Hemisfério Norte é muito bem definido. No verão, as árvores estão robustas, bem verdes, e é comum ver o pessoal de maiô tomando sol nos gramados. Faz bastante calor e as temperaturas batem os 35, 38 graus fácil no mês de julho e agosto.



No outono (pra mim a estação mais linda de se ver), as árvores mudam de cor, em nuances de marrom, vermelho, laranja e amarelo e as folhas caem formando um tapete no chão.



No inverno, a paisagem fica meio sombria com as árvores sem folhas. Nos dias de nebbia forte, fica bem fantasmagórico, mas eu acho lindo quando os gramados ficam cobertos por uma fina camada de gelo e quando o sol nasce e uma fumacinha começa a evaporar dos riachos. Algumas vezes neva e no auge do inverno, as mínimas ficam abaixo de zero quase todos os dias.





Você sabe quando a primavera está chegando quando as folhas começam a brotar nos galhos secos e quando as rosas começam a florescer. Há canteiros maravilhosos de rosas espalhados por toda a cidade, incluindo nesse parque.




Enfim, se você vier a Milano e tiver um tempinho livre, não deixe de dar uma passadinha no "meu" parque. Será uma agradável surpresa!

Giardini Pubblici Indro Montanelli
Horário:
Jan-Fev 6:30-20; Mar-Abr 6:30-21; Mai 6:30-22; Jun-Set 6:30-23:30; Out 6:30-21; Nov-Dez 6:30-20
Endereço: Bastioni di Porta Venezia, via Manin, via Palestro, Corso Venezia
Come chegar: Tram, linhas 9-29-30; ônibus, linhas 61-94; metrô, linha M1 vermelha (Palestro-Porta Venezia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário